Veja Também:
 
Como savar o planeta ·
Como diminuir o aquecimento global? ·
O Futuro do planeta azul ·
Você sabe o que é reciclagem? ·
Dicas de preservação ·

 
     
 
 
 
 
Reciclagem é um conjunto de técnicas que tem por finalidade aproveitar os detritos e reutilizá-los no ciclo de produção do qual saíram, ou seja, transformar lixo em nova matéria prima para confecção de outros objetos.
A Farmácia de Manipulação e Homeopatia Ouroderma sempre preocupada com o tema, faz doação de todo e qualquer material reciclável. Todos os frascos, potes e embalagens originados da Farmácia Ouroderma podem ser entregues na própria farmácia para serem encaminhados a reciclagem.

Faça você também a sua parte!

Veja exemplos de materiais recicláveis:
Papéis, vidros, metais e plásticos.

Os materiais que não forem reciclados e sim descartados no meio ambiente podem levar anos para se desfazer. Conheça o tempo de alguns desses materiais.
ros de água. Por isso, enquanto se ensaboa, feche o registro.

       
AÇO: + de 100 anos

ALUMÍNIO: 200 a 500 anos

CERÂMICA: indeterminado

CORDAS DE NYLON: 30 anos

EMBALAGEM LONGA VIDA: + de 100 anos

EMBALAGEM PET: + de 100 anos

LUVAS DE BORRACHA: indeterminado

METAIS: cerca de 450 anos

PAPEL E PAPELÃO: cerca de 6 meses

PLÁSTICOS: até 450 anos

PNEUS: indeterminado

SACOLAS PLÁSTICAS: + de 100 anos

VIDROS: indeterminado
     
   
     
     
 

Sabe-se que a reciclagem traz inúmeros benefícios, tanto para o meio ambiente quanto para o próprio ser humano (único responsável pelo acúmulo de lixo no planeta). Dentre eles pode-se citar:

A diminuição e a prevenção de riscos na saúde pública: Com a reciclagem, os resíduos não são destinados a lixões ou aterros sanitários e, portanto, não contaminam o solo, os rios e o ar, que indiretamente causariam doenças, e também não favorecem a proliferação de agentes patogênicos (que causam doenças diretamente);
A diminuição e a prevenção de impactos ambientais: Tanto os resíduos não degradáveis como os degradáveis, ou orgânicos, por sua enorme quantidade, não são assimilados pelos organismos decompositores , persistindo nos solos e nos corpos hídricos por longos períodos, impossibilitando ou dificultando a sobrevivência de inúmeros seres vivos e, por conseqüência, causando desequilíbrios ecológicos em todos os ecossistemas da Terra;
A diminuição e a prevenção da exploração dos recursos naturais: Com a volta dos materiais o ciclo produtivo, não é necessário que novos recursos naturais sejam utilizados;
Vantagens econômicas:
- Diminuição de gastos: na limpeza urbana, no tratamento de doenças, no controle da poluição, na construção de aterros sanitários, na remediação de áreas degradadas, com a energia elétrica (necessária para gerar produtos a partir de matéria prima bruta), entre outros.
- Geração de empregos, tanto para a poluição não-qualificada quanto para o setor industrial.

Dicas de Reciclagem

1. Recicle o vidro. Aproveite as embalagens de vidro para conservar alimentos no frigorífico, na geladeira ou no freezer.

2. Uma só pilha contamina o solo durante 50 anos. As pilhas incorporam metais pesados tóxicos.

3. Prefira eletrodomésticos recentes e de qualidade, pois gastam menos energia.

4. Regue as plantas pela manhã ou ao cair da noite. Quando o sol está alto e forte, grande parte da água perde-se por evaporação.

5. Uma torneira a pingar significa 190 litros de água por dia que vão pelo cano abaixo.

6. Desligue o ferro um pouco antes de acabar de passar a roupa - ele vai se manter quente durante o tempo necessário para acabar a tarefa.

7. Seja econômico: poupe papel, usando o outro lado para tomar notas ou fazer rascunhos; os pratos e os copos descartáveis são ótimos para piqueniques.

8. Em vez de reciclar, tente preciclar (evitar o consumo de materiais nocivos e o desperdício).

9. Regule o seu carro e poupará combustível.

10. Sempre que possível, reduza o uso do carro. Para pequenas distâncias, vá a pé. Partilhe o carro com outras pessoas. Sempre que puder opte pelos transportes coletivos.

11. Prefira lâmpadas fluorescentes compactas para as salas cujo índice de ocupação é maior - são mais eficazes se estiverem acesas durante algumas horas. Embora mais caras, duram mais e gastam um quarto da energia consumida pelas lâmpadas incandescentes. Você vai evitar que meia tonelada de dióxido de carbono seja expelida pela atmosfera.

12. As fotocopiadoras e as impressoras a laser utilizam cassetes de toner de plástico, que freqüentemente têm de ser substituídas.

Entre em contato com uma empresa que recicle esse plástico ou que o use novamente.

13. Desligue as luzes e os equipamentos (computadores, fotocopiadoras, etc.) quando sair do escritório. Está provado que, se durante um ano desligarem-se dez computadores pessoais, à noite e nos fins-de-semana, vai se poupar em energia o equivalente ao preço do computador. Instale sensores de presença que desliguem as luzes sempre que a sala fique vazia.
Os materiais que não forem reciclados e sim descartados no meio ambiente podem levar anos para se desfazerem. Conheça o tempo de alguns desses materiais.

   
 
Ouroderma Farmácia de Manipulação e Homeopatia | DISK-FÓRMULA: 19 3534.9227
Rua 4, 1389 - Centro - Rio Claro/SP CEP: 13500-170
 

 

 

Página Inicial